Acesse www.ocartografo.com e faça seu cadastro!!!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Acesse www.ocartografo.com e faça seu cadastro!!!

Acessem www.ocartografo.com, faça seu cadastro e Entre para o Mundo da Cartografia


    IBAMA USA SATÉLITE JAPONÊS PARA BARRAR DESMATAMENTO

    Pedro Maciel
    Pedro Maciel
    Admin


    Número de Mensagens : 31
    Idade : 37
    Localização : Presidente Prudente
    Escolaridade : Superior em andamento
    Data de inscrição : 03/03/2009

    IBAMA USA SATÉLITE JAPONÊS PARA BARRAR DESMATAMENTO Empty IBAMA USA SATÉLITE JAPONÊS PARA BARRAR DESMATAMENTO

    Mensagem  Pedro Maciel Seg Mar 09, 2009 5:07 pm

    O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) usa desde o dia 2, imagens de um satélite japonês de observação avançada para identificar áreas desmatadas na Floresta Amazônica. A tecnologia difere dos sistemas nacionais por ser capaz de captar fotos de regiões degradadas mesmo quando há nuvens no céu.

    O acordo foi firmado em abril do ano passado com a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (Jaxa) e as primeiras imagens chegaram este mês ao Brasil. O equipamento fornece informações para a Operação Roncador, que acontece em 13 municípios do sudeste do Pará e no nordeste do Mato Grosso. Os dados são processados pelo Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) do Ibama e usados em campo pelos técnicos do instituto.

    Uma equipe de 36 funcionários do órgão e policiais mato-grossenses já começou a fazer ações de fiscalização na região com base nas informações. Desde o início do mês, foram apreendidos três tratores, uma motosserra e aplicadas multas no valor total de R$ 31,5 mil. A operação se estenderá por tempo indeterminado.

    O Ibama usa ainda dados sobre desmatamento do Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélite (Prodes). O Deter mostrou que em abril foram derrubados 1.123 km² de floresta. A operação faz parte do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, do Governo Federal, e da campanha Guardiões da Amazônia, do Ibama.



    Fonte: http://www.fatorgis.com.br/vernoticia.asp?cod=1750

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 2:10 pm